História do Esmalte

08/11/2012 15:15

História do Esmalte
O culto à beleza das unhas vem da antiguidade. No Egito antigo já existia o costume de pintar as unhas e os dedos com henna. Um tipo de esmalte, o mais parecido com o atual, foi criado na China no século III a. C. Depois foi a vez do vermelho e dos tons metálicos: os reis pintavam suas unhas como sinal de nobreza, sempre com as cores vermelha e preta. Logo foram substituídas pelo dourado e prateado. No Império Romano passou-se a valorizar o polimento das unhas, que em geral era feito com materiais abrasivos.

Mais tarde ,em 1800 as unhas femininas apresentavam-se curtas, moldadas a lima, levemente arredondadas. Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio.
 
Em 1830 na Europa, o físico Dr Sitts, inspirado pelos palitos de dente desenvolve o primeiro instrumento que possibilita empurrar a cutícula gentilmente para trás (não sei vocês mas sinto muita dor neste momento, que não acho nada gentil). Antes desse instrumento a cutícula era removida com todo tipo de metal, ácidos e tesouras.

A sobrinha do Dr. Sitt, em 1892 desenvolveu novo instrumenta e fazia palestras sobre como tratar da cutícula e com isso surgiram os primeiros salões de manicure.

1900 - já havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais que um dia nas unhas.

1910 - foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York a Flowerey Manicure Products que produzia o famoso Emery Board , um tipo de lixa metálica que tornou-se um produto básico para o tratamento de manicure. Clique aqui para continuar lendo!
 
Voltar